Cartilha de Higiene Infantil - Coronavírus
Prevenção do Coronavirus no Processo de Ensino e Aprendizagem ♡♡
Estou disponibilizado um Plano de Ensino na Área da Saúde e Cidadania, com Atividades Didáticas, de acordo com a Metodologia ECI (Programa de Educação Clássica Integrada) para Professores e Pais Homeschooling.
A aula acompanha a Cartilha Infantil de Etiqueta de Saúde Social para a prevenção e a compreensão do Coronavirus.
Mas, atenção, ☡
Não basta ler o conteúdo com as crianças, é preciso que este conhecimento seja um meio eficaz de aprendizagem, a fim de promover a mediação entre a Teoria e a Prática. 📓📚📖
Não se trata de atividade lúdica, mas de um processo sistemático de ensino com o uso da Potência Sensitiva (dos 5 sentidos) na apreensão dos saberes científicos, mecânicos,culturais e cívicos.
CONHECIMENTO ➕ DIDÁTICA = EFICIÊNCIA
🔴 Criando o Plano de Aula:
Elaborar um check-list, ou seja, definir Recursos Didáticos-Pedagógicos-Tecnológicos necessários. Exemplo:
Didáticos:
⚬Lousa p/ anotações do Professor; Lápis de Cor, Caneta p/Redação a partir do 5° ano, Lápis Preto, Canetas Hidrográficas, Tinta Guache, Cartolina p/ seminário; Giz de Cera.
⚬Folha Sulfite ou Caderno de desenho, Papel Pautado (pode ser a folha do caderno).
Livros-Texto: Cartilha de Etiqueta de Saúde e outros auxílios.
Tecnológicos:
⚬ Definir o uso de equipamentos e aplicativos: Computador p/pesquisa; Monitor; TV ou Projetor para a apresentação de slides.
🔸Definir as Atividades de acordo com as faixas-etárias e nível de conhecimento;
🔸 Elaborar as atividades de acordo com o tema e objetivos educacionais e das disciplinas a serem trabalhadas.
🔸 Definir o tempo de cada etapa (Sugestão: 20% teórico, 40% prático, 40% teórico-prático)
🔸Usar o guia de Objetivos Educacionais, abaixo:
Aquisição de Conhecimento; Desenvolvimento de Habilidades; Ampliação de Ideias, Valores e Atitudes em Produção Artística, Exposição ou Projeto Científico.
🔸 Tipo de Avaliação: Somativa e Avaliação Formativa c/ Auxilio do Quadro de Rubricas.
🔸Definindo as Etapas da Avaliação:
⏏ Defina o Objetivo Geral: Aprender sobre cuidados de higiene e prevenção do Corona vírus; desenvolver habilidades mecânicas e intectuais X e Y.
↔ A Avaliação Formativa tem o objetivo de guiar o professor no desenvolvimento de Competências a serem adquiridas, Coleta de dados e Juízo de valor (sobre o desempenho e conhecimentos a serem adquiridos), Aplicação de Feedback e autoreflexao do aluno sobre a aprendizagem. Ou seja, tem o propósito de criar uma linha do tempo ou mapa para proporcionar ao professor o acompanhamento e correção de estratégias e caminhos durante o Processo de Ensino e Aprendizagem.
🔽 Elaborar os objetivos específicos do quadro de rubricas, usando uma planilha no Excel ou a mão no Sulfite.
🔴 1a Etapa (Parte Teórica - Coletiva) - Aquisição do Conhecimento Organizado por intermédio do Conteúdo na Instrução Didática:
🔸 Aula Expositiva:
✔ Criar o Roteiro da Aula Expositiva
✔ O Professor deve, primeiro, fazer as explicações sobre fundamentos, características, conceitos e variáveis sobre o tema, usando a Cartilha e, também, outros auxílios: livros-texto CIENTÍFICOS; pesquisa; e materiais do laboratório escolar, e outros objetos que sirvam como meio de aprendizagem.
✔ Usar o Slide ou a Lousa para expor o Roteiro de Aula. Exemplo: as etapas da Cartilha ou conteúdos pesquisados ou desenvolvidos pelo professor.
✔ Organizar um Plantão de Dúvidas com os alunos, após a aula expositiva, usando Perguntas e Respostas sobre o tema apresentado.
🔴 2a- Etapa (Parte Prática Supervisionada - Individual): Desenvolvimento de Habilidades Intelectuais e de Aprendizagem nas operações de ler, escrever, calcular, refletir, resolver problemas, apreender técnicas de pintura.
🔹 Memorização do conteúdo:
🔸 Elaborar exercícios (Questionário, Redação, Ditado, Leitura e/ ou Resolução de Problemas Matemáticos)
Na primeira parte desta etapa, o professor deve propor as atividades para desenvolver o conhecimento em Língua Portuguesa, Estrangeira ou Antigas, Belas Artes e Geometria, Geografia e História, trabalhar a correção ortográfica, gramática, científica, matemática e artística.
🔸 Usando o caderno ou folha pautada, o aluno deverá escrever redações, resumos ou resenhas, e responder questionários de acordo com o foco da disciplina.
🔸 Usando uma folha sulfite ou Caderno de desenho, os alunos devem aprender novas técnicas de desenho e pintura, por exemplo: sombreado, traçado, medidas, proporção etc.
Propor jogos de raciocínio lógico, exercícios de estatística, elaboração de mapas geográficos etc.
🔸 Para crianças sem Escrita:
Propor Caça-Palavras; Ligue os Pontos (ligar a Imagem à Palavra); pelo Método sintético silábico ou fônico trabalhar a identificação das letras (SEA); Vogais e Consoantes; sons e nome das letras; Rodas de leitura; Galeria com de Ilustrações - para que tentem adivinhar/lembrar o nome. Na Galeria de ilustrações, o professor deve usar plaquinhas (15x15 cm ou 30×30cm ou 30×15cm) c/ imagens e palavras -; Criar uma música.
🔴 3a Etapa (Teórico-Prática Individual):
🔸Atividade guiada (Etiqueta e/ou Protocolo de Higiene- Lavar as mãos):
✔ O professor deve fazer a demonstração dos materiais que serão utilizados na atividade e para que serve cada um: o sabonete líquido ou pedacinhos de sabonetes individuais; papel toalha, ou toalha de pano individual.
✔ O professor deve fazer a demonstração (na prática), usando a experiência (os sentidos).
✔ Em seguida, as crianças devem repetir o mesmo procedimento, ora realizado anteriormente pelo professor, seguindo as instruções em cada etapa. ✔
Cuidados Especiais durante a atividade:
🔹 Use água corrente ou vasilhas individuais;
🔹Informar os riscos e benefícios do álcool gel. Este tipo de produto deve ser usado apenas na higienização das mãos, na presença de adultos.
🔹Nesta atividade, o sabão líquido é o mais indicado na higienização das mãos, pois, o sabão em pedra contribuí na proliferação de bactérias.
🔸Use papel toalha ou o cotovelo para secar e fechar a torneira. Este é o padrão internacional.
🔴 4a Etapa - Ampliação das Ideias, Valores e Atitudes por intermédio de Produções Artísticas, Seminários e Projetos Científicos (Colaborativa).
Nesta etapa, o aluno tem a oportunidade de utilizar o conhecimento científico e as técnicas desenvolvidas nas 1a, 2a e 3a Etapas em colaboração com outros alunos em Grupos, Times ou Equipes.
🔺 Criando um Seminários
🔸 Informe os alunos sobre o tipo de Avaliação, se o trabalho irá valer ponto ou nota.
🔽 Os alunos devem criar um roteiro em folha pautada;
🔽 Usando a Cartolina, criar material de apoio para a apresentação (desenho e escrita)
⏏ Construir uma maquete;
↔ Definir o tipo de apresentação - expositiva ou jogral.
Valem também:
❤ leitura de poesias, apresentação de quadrinhos / tirinhas/ filme/ slide criado no PowerPoint, Vlog (abreviação de videoblog (vídeo + blog) - um tipo de blog em que os conteúdos predominantes são os vídeos, teatro entre outros.
Nesta etapa o professor passa de instrutor para mediador, auxiliando os alunos na construção dos projetos, tirando dúvidas, propondo o uso de materiais diversos, supervisionando e avaliando cada etapa.
🔴 Feedback
Após as apresentações, o professor deve criar uma roda com todos os alunos, aplicar um questionário socrático, usando cartões de respostas, corrigindo as informações mais complexas e elogiando o resultado final.
De acordo com as rubricas, avaliar os objetivos específicos, individualmente.
Seja um bom Cristão, respeitando os direitos autorais, dando os créditos aos responsáveis pelo conteúdo. 😉
Créditos:
♡ Aula e Conteúdo pesquisado e desenvolvido pela Especialista em Educação Clássica e Magistério Selma Palenzuela
Cartilha: Manoela Molina
Para ter acesso à cartilha, basta acessar o link: ☟
Excelente, Selma! 👏
ResponderExcluirObrigada ❤
Excluir